Empresário economiza 90% na sua conta de energia em meio a crise

Empresário economiza 90% na sua conta de energia em meio a crise

Empresário economiza 90% na sua conta de energia em meio a crise 1280 852 IM Brasil

Um sistema bem dimensionado pode reduzir os gastos com a energia em até 90% nas empresas

Há atualmente milhares de consumidores brasileiros que têm conseguido economizar na conta de luz usando a energia solar. É o caso do microempresário Jonathan Mendes, proprietário do mercado Torra Tudo, na cidade de Rio Pardo/RS. Segundo ele, depois que instalou o sistema fotovoltaico no telhado do seu mercado, logo no primeiro mês teve uma economia de 90% em sua fatura.

Em tempos de crise pelo qual o Brasil está passando esta é uma boa notícia. Mendes comenta que, além da parte financeira, tem também o aspecto da sustentabilidade, uma vez que a energia solar é natural, não polui o meio ambiente e é inesgotável. O sistema no comércio do microempresário foi instalado pela empresa Intelsed Energia sob coordenação de Marne Fockink e seu time de engenharia.

Estudos indicam que um sistema de energia solar tem vida útil de pelo menos 25 anos. Portanto, um sistema bem dimensionado pode reduzir os gastos com a energia em até 90% para os consumidores comerciais e residenciais. Desta forma, valores que seriam destinados ao pagamento da energia podem ser destinados para outras necessidades primordiais básicas de custo fixo, bem como investimentos em seu próprio negócio.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o brasileiro chega a gastar mais de 20% do salário mínimo para pagar a conta de luz. Trata-se de uma alta porcentagem, ainda mais em momentos em que a economia passa por uma crise.

Uma pesquisa desenvolvida pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), em parceria com o Ibope em agosto de 2019, indicou que 87% dos consumidores consideram a conta de energia cara. O brasileiro está tendo a oportunidade de conhecer alternativas e até mesmo produzir a própria energia. Ainda de acordo com a pesquisa foi visto que aqueles que puderam optar por energia solar economizaram cerca de R$ 185 bilhões nos últimos 16 anos.

O Brasil tem mais de 70 linhas de financiamento para quem quer adquirir a tecnologia, com taxas de juros abaixo de 0,9% ao mês, o que ajuda na instalação. A economia na conta de energia trazida pela fonte solar já paga a parcela do financiamento. Neste momento, a tecnologia solar fotovoltaica tornou-se uma importante aliada ao bolso do consumidor. Também ajuda no orçamento das empresas e dos governos, os protege contra aumentos anuais das tarifas e ainda ajuda o meio ambiente e a sustentabilidade.