É possível usar o excedente ou a energia produzida que sobrou é perdida?
Os consumidores que geram energia solar além do seu consumo interno podem fazer uma espécie de troca com a rede elétrica.
Neste sistema de compensação, os imóveis residenciais e/ou comerciais destinam o excedente produzido para os distribuidores de energia elétrica. Em contrapartida, é possível receber créditos de energia posteriormente.
Como os créditos são gerados:
Normalmente, no decorrer do dia, a energia solar é produzida, convertida em energia elétrica e usada no imóvel ou empresa. O excesso de energia é transferido para a rede elétrica. Então, de noite, sem a luz solar, o imóvel continua a consumir energia elétrica, com o consumo medido pelo relógio da distribuidora.
Ao final do mês, o excedente enviado ao fornecedor serve de crédito para abater da fatura de energia elétrica a quantidade consumida pelo imóvel.
É, neste processo, que os consumidores podem obter uma economia de até 95% no valor da conta de energia elétrica. Esse é o máximo, porque todos os usuários devem pagar a taxa mínima de instalação da rede.
Formas de utilizar os créditos:
Em outro endereço dentro da mesma área de concessão e que esteja relacionado ao mesmo CPF ou CNPJ da unidade responsável pela geração;
Nas próximas faturas, no prazo de cinco anos, a contar do dia em que foram gerados.